
DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
American Psychiatric Association
Totalmente reformulada, esta nova edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), resultado de mais de 10 anos de trabalho de especialistas de todo o mundo, traz o que há de mais atual em termos de classificação e diagnóstico na área da saúde mental, constituindo-se em recurso indispensável a estudantes, clínicos e pesquisadores.

Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais
Paulo Dalgalarrondo
Nova edição do principal livro-texto de psicopatologia e semiologia psiquiátrica brasileiro, totalmente revista e atualizada de acordo com o DSM-5 e a CID-11! Inclui novo capítulo sobre comunicação não verbal e hotsite com material exclusivo para os leitores da obra.

Freud e o inconsciente
Luiz Alfredo Garcia-Roza
Em Freud e o inconsciente, o autor mostra inicialmente a articulação de certos fatores dos séculos XVIII e XIX que constituíram a precondição para o surgimento da psicanálise. Comenta em seguida os dois livros de Freud que se tornaram os pilares da teoria psicanalítica: A interpretação do sonho e Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Além disso, outros conceitos, desenvolvidos por Freud em obras posteriores, como pulsão e recalcamento, são também estudados em profundidade.

Terapia do Esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras
Jeffrey E. Young
Elaborada para atender aos desafios do tratamento dos transtornos de personalidade e outros desafios clínicos complexos, a terapia do esquema combina técnicas cognitivo-comportamentais comprovadas com elementos de outras terapias muito praticadas. Este livro – escrito pelo criador do modelo e por dois dos principias profissionais que o utilizam – é o primeiro grande texto para profissionais que desejam conhecer e usar essa abordagem bastante difundida.

Terapia Cognitivo-Comportamental: teoria e prática
Judith S. Beck
Esta nova edição do livro clássico de Judith S. Beck sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC), além dos fundamentos da técnica, traz importantes inovações sobre a prática, apresentando sugestões e exemplos que contemplam, entre outros tópicos, a ativação comportamental, a relação terapêutica e exercícios para casa.

Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: um guia ilustrado
Jesse H. Wright [et. al.]
Esta obra, fundamental para aqueles que buscam aprender as habilidades essenciais da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e desenvolver competências relacionadas a ela, chega à 2ª edição mantendo sua abordagem prática bem-sucedida. Além da combinação de textos, figuras, checklists e tabelas, inclui 23 vídeos ilustrativos que demonstram a aplicação da técnica por terapeutas experientes. Esta 2ª edição também apresenta: maneiras de empregar a TCC para reduzir o risco de suicídio; orientações sobre a integração de terapias, incluindo terapia comportamental dialética, terapia cognitiva baseada em mindfulness e terapia de bem-estar, no contexto de transtornos da personalidade e depressão crônica ou recorrente; leituras recomendadas, programas, sites e vídeos com os melhores recursos para o desenvolvimento de competência na prática da TCC.

Análise Comportamental Clínica: aspectos teóricos e estudos de caso
Ana Karina C. R. De-Farias
Análise comportamental clínica possibilita um valioso entendimento da teoria que embasa essa abordagem, além de uma descrição clara e ricamente ilustrada por casos clínicos contextualizados em nossa realidade das estratégias da terapia comportamental.

Terapias Cognitivo-Comportamentais para Crianças e Adolescentes
Circe Salcides Petersen
Com ciência e arte, este texto reúne grandes nomes nacionais e alguns estrangeiros, referências na TCC, para mostrar como se compreende e trata os mais jovens com as técnicas de eficiência comprovada dessa abordagem.

Coisa de menina?: uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo
Maria Homem e Contardo Calligaris
As discussões sobre gênero parecem ter tomado o centro dos debates na atualidade. Entre elas, as questões que envolvem o feminino surgem com força e muita polêmica. Afinal, o que quer uma mulher? Essa famosa pergunta de Freud ecoou ao longo do século XX, quando várias ciências buscavam desbravar o enigma do 'continente negro' feminino, em franca transformação. Ao enigma do feminino, podemos contrapor o enigma do desejo: de homens, mulheres, lésbicas, gays, trans, neutros e todo o cada vez mais vasto espectro da sexualidade humana. O que é e como se revela o desejo? Por que sobretudo a sexualidade e o corpo da mulher foram profundamente recalcados no Ocidente? Quais as bruxas que nos perturbam? [...].

Cartas a um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos
Contardo Calligaris
Nova edição ampliada do best-seller de Calligaris, o psicanalista mais pop do Brasil Respeitado pelos seus pares, admirado pelos intelectuais e querido pelos pacientes e leitores, Contardo Calligaris é uma unanimidade no país. Italiano de nascimento, ele conquistou os brasileiros com seu jeito lúcido, claro e provocativo de abordar questões comuns a homens e mulheres, não importando a idade e convicções políticas, filosóficas e religiosas. Há pouco mais de dez anos publicou a primeira edição de Cartas a um jovem terapeuta. Fez tanto sucesso que, agora, Calligaris lança uma nova edição ampliada com mais conteúdo para os temas já abordados, como a vocação profissional, o primeiro paciente, amores terapêuticos, o dilema “curar ou não curar” e até questões práticas e o que fazer para ter mais pacientes [...].

Freud (1912-1914) Totem e Tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros
Sigmund Freud
O volume 11 das Obras completas de Sigmund Freud traz um de seus textos mais conhecidos: “Totem e tabu”, acompanhado por “Contribuição à história do movimento psicanalítico” e outros textos. O subtítulo de “Totem e tabu” - Algumas concordâncias entre a vida dos homens primitivos e dos neuróticos - não chega a dar ideia da riqueza dos temas que aborda: os quatro ensaios que o compõem tratam da origem da religião e da moralidade, ou seja, da própria civilização. Baseando-se em estudos de antropologia, biologia e história, Freud lança a conjectura de que o ato fundador da sociedade humana foi o assassinato do pai da horda primitiva pelos próprios filhos. “Totem e tabu” foi a primeira aplicação da psicanálise a questões de psicologia social [...].

Freud (1900) A interpretação dos sonhos: Obras completas volume
Sigmund Freud
A primeira edição de A interpretação dos sonhos foi lançada no final de 1899 (com data de 1900) numa tiragem de apenas seiscentos exemplares, que levaram oito anos para serem vendidos. Mais de um século depois, ele se tornou um dos livros mais influentes da época moderna, com incontáveis edições em dezenas de línguas. O livro se divide em sete grandes capítulos. No primeiro, Freud passa em revista toda a bibliografia sobre o tema, desde a Antiguidade. O segundo traz seu método de interpretação, com o exemplo do “sonho da injeção de Irma”. Analisando quase 50 sonhos próprios e centenas de sonhos relatados na literatura [...].

Freud (1909-1910) observações sobre um caso de neurose obsessiva ("o homem dos ratos"), uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos
Sigmund Freud
Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do "Homem dos ratos") é um dos cinco grandes casos clínicos relatados por Freud. Seu protagonista é um jovem advogado que sofre de sintomas clássicos de neurose obsessiva, como ideias terríveis que sempre retornam e que requerem o cumprimento de certos rituais para que não se tornem realidade. Uma dessas obsessões - que veio a caracterizar o paciente - é a de que um suplício oriental envolvendo ratos será infligido a seu pai e à mulher que ama. Freud busca elucidar as origens infantis dessa neurose e os sentimentos ambivalentes que a governam. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci é o mais célebre e controvertido estudo psicanalítico de uma personalidade artística [...].

Técnicas em Gestalt: Aconselhamento e psicoterapia
Phil Joyce e Charlotte Sills
O objetivo deste livro é abordar os elementos essenciais bem como aspectos específicos da Gestalt terapia, tais como completar situações inacabadas, trabalhar com o processo corporal, "desfazer" uma retroflexão ou formar um diagnóstico de processo. Esta edição inclui novos capítulos sobre trabalho com traumas e elaboração de recursos aos clientes, novo material sobre depressão e ansiedade, conteúdo aplicado para lidar com as questões mais desafiadoras do cliente e integração das ideias condutoras das terapias contemporâneas sobre trauma.

Angústias contemporâneas e Gestalt-terapia
Margaret Marras (org.)
Esta é a seção de descrição de livros. Use este espaço para escrever uma sinopse do livro para atrair leitores deixando-os com vontade de ler a história completa. Dê detalhes específicos sobre gênero e títulos semelhantes para despertar seu interesse! Adicione uma imagem de capa ou do autor para um maior engajamento.

Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: Das Evidências à Prática
Carmem Beatriz Neufeld e Bernard P. Rangé
Primeiro livro brasileiro a abordar a terapia cognitivo-comportamental em grupo, esta obra reúne destacados clínicos e pesquisadores que apresentam a fundamentação teórica e a aplicação prática da técnica com base em evidências. Constitui se em recurso fundamental para estudantes de graduação e pós-graduação em saúde mental, sendo leitura obrigatória para clínicos que pratiquem ou queiram vir a praticar a terapia cognitivo-comportamental em grupo.

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração
Viktor E. Frankl
O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.

A Vontade de Sentido: Fundamentos e Aplicações da Logoterapia
Viktor E. Frankl
Este livro é o resultado de uma série de palestras que Viktor E. Frankl, um dos mais conhecidos e talentosos psiquiatras de todos os tempos, foi convidado a ministrar durante os cursos de verão da Faculdade de Teologia Perkins, em Dallas, Texas. A tarefa que lhe coube à época foi a de explicar o sistema que caracteriza a logoterapia, uma importante escola de psicoterapia. Os capítulos desta obra desenvolverão os pressupostos básicos e os princípios fundamentais subjacentes à logoterapia em duas partes: a primeira elucida seus fundamentos, ao passo que a segunda, as aplicações. Com bela introdução sobre o lugar que a logoterapia ocupa no quadro das psicoterapias, este trabalho é indispensável nas bibliotecas de educadores, terapeutas, estudantes, psicólogos e todos aqueles que manifestam interesse pelo tema.

Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas
STAHL
Indispensável a todos os estudantes e profissionais da área de saúde mental, Psicofarmacologia | Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas aborda temas fundamentais para a compreensão e utilização da terapêutica atual, além de debater sobre o futuro dos medicamentos que irão transformar o campo da psicofarmacologia. Bastante aprimorada, esta quarta edição foi totalmente reformulada: ganhou novo formato, o projeto gráfico está mais moderno e o conteúdo foi minuciosamente revisado e atualizado com base nas mais recentes pesquisas na área. A integração da neurociência básica aos capítulos que tratam da prática clínica, além dos importantes acréscimos nas áreas de psicose, antipsicóticos, antidepressivos, impulsividade, compulsividade e adição, tornam esta obra fonte de referência sobre doenças e mecanismos dos fármacos

Neuropsicologia teoria e pratica
Daniel Fuentes [et. al.]
Desde a publicação da primeira edição de Neuropsicologia: teoria e prática, esse campo do conhecimento teve um considerável desenvolvimento. Tanto a prática clínica quanto a pesquisa demonstraram considerável avanço, fazendo com que, passados cinco anos, fosse imprescindível oferecer ao leitor um nova edição, atualizada e ampliada, deste que é, sem dúvida, um dos principais livros da área no País.

Holocausto Brasileiro: genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil
Daniela Arbex
Em reportagem consagrada, Daniela Arbex denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no hospital Colônia, em Minas Gerais. No Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido apenas por Colônia, ocorreu uma das maiores barbáries da história do Brasil. O centro recebia diariamente, além de pacientes com diagnóstico de doença mental, homossexuais, prostitutas, epiléticos, mães solteiras, meninas problemáticas, mulheres engravidadas pelos patrões, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, mendigos, alcoólatras, melancólicos, tímidos e todo tipo de gente considerada fora dos padrões sociais.

Obra completa de C. G. Jung: Caixa
C.G. Jung
Caixa contendo todos os livros da Obra Completa de C.G. Jung divididos em 18 volumes, totalizando 35 livros do renomado psiquiatra suíço, com nova diagramação e projeto gráfico. Além disso, esta caixa também vem com o Índices Gerais: Onomástico e analítico, publicação de Jung inédita no Brasil.

Psicologia cognitiva
Robert J. Sternberg e Karin Sternberg
Esta 7ª edição do livro Psicologia Cognitiva possui, além dos conceitos essenciais acerca da psicologia cognitiva como Ciência, discussões atuais que fazem desta obra referência para os estudos da Psicologia. Destaca-se um capítulo inteiro dedicado ao conteúdo sobre inteligência humana e artificial; todos os boxes No Laboratório foram revisados e a maioria das imagens foi trocada, revisada ou ajustada. As importantes descobertas da Neurociência Cognitiva adicionadas por toda a obra são um diferencial que garante a vanguarda nesta obra. Muitas temáticas foram atualizadas, como anatomia do cérebro, fisiologia ocular, reconhecimento de rostos, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, neurociência e memória de trabalho, recuperação da memória de curto prazo, mapas mentais, propriedades da língua, efeito de obscurecimento verbal e bilinguismo, solução de problemas, raciocínio e tomadas de decisão, inteligência humana e artificial entre outras. Trata-se de uma obra fundamental para o leitor que deseja reconhecer as tendências tradicionais e, ao mesmo tempo, atualizar-se com aquelas emergentes no âmbito da Psicologia.

Avaliação Neuropsicológica
Leandro F. Malloy-Diniz
Esta nova edição de Avaliação neuropsicológica reúne alguns dos principais clínicos, professores e pesquisadores que se dedicam ao desenvolvimento desta área no Brasil. Abordando os avanços recentes e incluindo novos instrumentos de avaliação utilizados neste campo, esta é uma obra fundamental tanto para a formação como para o aprimoramento profissional. Esta obra é uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Psicologia social
Aroldo Rodrigues et al.
O livro oferece uma visão geral dos tópicos centrais focalizados pela psicologia social científica contemporânea. Conceitua a psicologia social e sua evolução histórica e apresenta as principais teorias psicossociais. Apresenta ainda os principais fenômenos psicossociais, suas bases teóricas e empíricas e suas aplicações práticas. Questões para estudo e discussão seguem-se a cada capítulo. O livro foi completamente reformulado e atualizado em virtude dos 40 anos do lançamento desta obra.

Ensaios sobre psicologia social e psicanálise
Theodor W. Adorno
A relação entre Adorno e a psicanálise sempre foi um eixo maior de sua experiência intelectual. Sua perspectiva materialista e suas estratégias de crítica social são incompreensíveis se não levarmos em conta o que Freud lhe revelou a respeito da gênese do Eu e da estrutura pulsional da vida social. Neste volume, o leitor encontrará os textos de Adorno dedicados à construção de uma crítica social psicanaliticamente orientada. Em vários momentos, um modelo de crítica da razão como análise de patologias sociais se apresenta para permitir a compreensão mais precisa de fenômenos como o fascismo, a personalidade autoritária e os impactos psíquicos do capitalismo.

Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes
Cláudio Vaz Torres e Elaine Rabelo Neiva
Esta obra revisa de forma didática os principais estudos da Psicologia Social, abordando as diversas tendências que a influenciaram em todo o mundo ao longo do tempo e a multiplicidade de abordagens teóricas adotadas atualmente para se compreender a interação entre o ser humano e o meio. Além de abrangente e atualizada, reflete a pluralidade do nosso país; pesquisadores de diversas universidades brasileiras trazem para a nossa realidade os fenômenos que têm sido investigados em diversos outros contextos culturais. Esta disciplina tem agora uma base sólida, a partir da qual estudantes, pesquisadores e profissionais podem desenvolver novos estudos neste campo, e fortalecer a psicologia social no país.

Psicologia social comunitária: Da solidariedade à autonomia
Pedrinho Guareschi et al.
Este livro enfeixa os trabalhos apresentados num simpósio de professores que atuam no campo da psicologia social comunitária. Trata-se de um novo terreno, explorado há pouco tempo pelos psicólogos, levando em conta não apenas a busca individual da auto-realização mas todo o jogo de relações em que a pessoa pode crescer e amadurecer. Daí os dois pólos destacados no título da coletânea, que são a solidariedade e a autonomia (vínculos grupais e o indivíduo).